Com o constante avanço tecnológico nas mais diferentes esferas de nossa vida, as inovações estão cada vez mais presentes no dia a dia da sociedade. Além de facilitar questões relacionadas ao trabalho, ao estudo e outras relações sociais, também marca forte presença quando o assunto é entretenimento.
Na indústria dos videogames, especificamente, a tecnologia vem ao longo do tempo, transformando e otimizando cada vez mais cada detalhe, seja nos gráficos, nos sons, nas resoluções, realidade virtual e aumentada, reconhecimento facial e de gestos, entre outros inúmeros fatores.
Profissionalização para quem é amante dos jogos
Considerando que este universo dos games e da tecnologia atinge todas as faixas etárias, vale ressaltar que já se passou o tempo em que os jogos eram apenas entretenimento. Com cada vez novos adeptos, este segmento movimenta cada vez mais a economia mundial.
Isso quer dizer que é possível, sim, atuar no universo dos jogos e fazer disso sua fonte de renda. Uma das tantas opções existentes é o curso de Design de Games, que está despertando cada vez mais a atenção de muita gente, principalmente da população mais jovem, que se interessa em operar na projeção e administração de jogos. Além, claro, de empresas que investem cada vez mais diante deste cenário.
Aqui no Brasil, especificamente, é um mercado que está em processo de expansão e as principais ofertas de atuação para os profissionais que se formam neste curso estão nas indústrias de desenvolvimento de jogos eletrônicos, agências de design, publicidade e de mídia digital; estúdios de animações; empresas de tecnologia de modelagens, de audiovisual, e desenvolvimento de sites e softwares.
Principais características do curso de Design de Games
No geral, as formações possíveis para o curso de Design de Games são o nível técnico, tecnólogo e o bacharelado. Este último é um curso com a duração de quatro anos, com a grade curricular baseada nos princípios das áreas Programação e Design, direcionado para as técnicas de produção de jogos e roteiros, bem como a gestão de projetos a serem desenvolvidos.
Apesar de variar um pouco conforme cada instituição de ensino, os conteúdos, práticos e teóricos, que o futuro profissional vai estudar na faculdade são: desenho, programação, animação, ergonomia, empreendedorismo, história da arte, introdução ao design gráfico, teoria dos jogos, matemática, legislações específicas, gerenciamento de projetos, entre outras disciplinas.
Um profissional formado em Design de Games estará apto a desenvolver a metodologia de todo o processo de produção de qualquer tipo de jogos como um todo, desde o roteiro, passando pelas artes específicas, até a modelagem e, por fim, a programação, por exemplo.
Atualização de conhecimento para o sucesso profissional
Nesse contexto, vale ressaltar que um bom profissional de games deve ter o compromisso de se atualizar de modo constante para acompanhar todo o desenvolvimento tecnológico e o mundo dos jogos, que andam lado a lado quando o assunto é inovação.
Quer ficar sempre bem informado sobre com computação gráfica, games, tecnologia e animações? Então, baixe agora as edições da revista MaxRender disponíveis gratuitamente.