Cloud gaming: devemos dizer adeus aos consoles? Artigo

Cloud gaming: devemos dizer adeus aos consoles?

Cloud gaming: devemos dizer adeus aos consoles?

Foto Autor por  Marcelo Ramos

Foto Autor por  Marcelo Ramos

Não tem como negar que os avanços tecnológicos estão cada vez mais presentes na vida da sociedade como um todo, em todos os quesitos, seja na questão educacional, profissional, social e, principalmente, de lazer. Mas quando se fala no universo gamer, esta questão se intensifica ainda mais.

Nesse contexto, uma forte tendência mundial é a tecnologia de nuvem, que possibilita um aperfeiçoamento e otimização das experiências de jogadores. Trata-se de um conceito que traz a ideia de inexistência de computadores e consoles.

cloud-gaming:-devemos-dizer-adeus-aos-consoles

Especificações

 

As experiências prometem acontecer por meio de hardwares gráficos, com todo o trabalho mais pesado desenvolvido na nuvem. Com o funcionamento similar à transmissão de vídeos, as funções dos controles, mouse, teclados e outros recursos funcionam por meio da rede, que enviam as informações para o servidor dos jogos que estão na nuvem.

Também denominado como “jogo sob demanda”, o Cloud Gaming se dá conforme o envio desses comandos de maneira interativa, como um serviço de streaming de áudio e vídeo.

 

O Cloud Gaming vai substituir os consoles? Vantagens e desvantagens

 

Apesar de serem, atualmente, uma forte tendência, os jogos na nuvem podem agradar alguns e desagradar a outros. Sendo assim, não é possível afirmar se realmente será o fim do uso dos consoles. Vamos, então, apresentar a vocês os principais fatores que podem fazer com que o cloud gaming faça parte das suas maratonas de jogos ou não.

 

Vantagens

A primeira delas é a utilização exclusiva de hardwares e a não necessidade de atualizações de computadores e consoles, além da possibilidade da inclusão de uma caixa de transmissão. Com os jogos na nuvem, é possível jogar em qualquer tipo de dispositivo ou outros sistemas operacionais.

A possibilidade de começar a jogar de modo instantâneo sem a necessidade de downloads pesados e demorados também é uma das principais conveniências dos jogos nas nuvens, além da fácil visualização para múltiplos usuários.

 

Desvantagens

Agora vamos para os fatores não muito favoráveis do sistema, que podem fazer com que muitos usuários ainda prefiram os consoles e computadores. Pelos jogos serem compactados na nuvem, assim como os vídeos de streamings, pode ser que eles tenham qualidade reduzida em relação à nitidez, principalmente nos jogos que apresentem tecnologia de ponta.

No caso de uso de largura de banda, os jogos na nuvem podem exigir mais quantidade de internet, fazendo, em consequência, com que possa haver comprometimento do desenrolar dos jogos. Sem falar no tempo de latência, que aumenta na nuvem, se comparado com os jogos nos computadores ou consoles.

Vemos, portanto, que as preferências do uso dos jogos na nuvem ou não depende de muitos fatores que levam em conta as particularidades dos equipamentos, dos tipos de conexões e das particularidades dos jogadores. É preciso, então, experimentar e escolher as que mais lhe agradam. Depois disso, é só mergulhar de cabeça no mundo dos games e se aventurar nas histórias de cada jogo.

 

Conhecimento para mais sucesso

 

Quer dominar os jogos e todos os assuntos relacionados ao mundo dos games? Então, acompanhe os conteúdos especializados da Revista Maxrender . Além da computação gráfica, também atuamos nos assuntos de animações, games e temas relacionados.