Como começar a desenvolver um game 3D em alta qualidade sem gastar dinheiro? Usando uma ferramenta open source gratuita, como o Blender Game Engine. Desenvolvido pela Blender Foundatiom, o Blender é um software voltado para modelagem 3D, animação, texturização, composição, renderização e edição de vídeo. Basicamente, ele tem tudo o que você precisa para produzir games tridimensionais. O Blender 3D, como também é conhecido, está disponível sob uma licença dupla, BL (Blender License) e GPL (GNU General Public License), além de contar com alguns recursos licensiados pelo Python.
Uma das vantagens do programa é o seu suporte para múltiplas plataformas, o que permite que você o use seja o seu sistema operacional MAC, Linux ou Windows. O programa também conta com tradução para 25 idiomas, incluindo o nosso português brasileiro. Alguns dos recursos do Blender são uma interface bastante personalizável, para melhor se adaptar ao seus próprios métodos de trabalho, modelos que podem ser modificados de forma fácil e rápida, possibilidade de importar ou criar animações, adição de físicas e materiais interativos de fácil controle, entre outros. O software também tem um alto nível de recursos para modelar e renderizar personagens e elementos, como sombra, iluminação, textura, permitindo a criação de cenas altamente realistas. Com as técnicas corretas, os resultados obtidos com o Blender 3D são impressionantes.
Para muitos usuários, uma das maiores dificuldades do Blender 3D é se acostumar com o software, que não é tão intuitivo. Pode levar um tempinho para você dominar totalmente o programa, mas, vendo pelo lado positivo, a comunidade do Blender é enorme e está mais do que disposta a trocar ideias e ajudar uns aos outros. Em geral, mesmo com um certo tempo de adaptação, o Blender 3D continua sendo um software excepcional que é aprovado pela maior parte da comunidade e que permitiu a produção de games incríveis! Um ótimo exemplo é Esquadrão 51, game independente que foi indicado para as categorias Melhor Jogo Brasileiro e Melhor Arte no BIG Festival 2017.
Com uma estética rigidamente inspirada no cinema dos anos 50, o jogo de nave (shoot ‘em up) criado por Márcio Rosa parece ter sido feito por meio da filmagem de maquetes penduradas e depois digitalizadas. É uma verdadeira surpresa para o jogador descobrir que foi tudo feito no Blender 3D, e uma grande inspiração para outros desenvolvedores que querem aprimorar suas habilidades em ferramentas de criação de games open source. Se você quer começar a utilizar o Blender, mas ainda não sente segurança, isso não é um problema. O software é tão influente no Brasil, que você pode encontrar facilmente dezenas de cursos práticos e tutoriais online voltados para a instrução passo a passo de novatos. Experimentar não custa nada, literalmente. Você pode baixar o Blender no site oficial da Blender Foundation sem custo algum, mesmo! E, para tirar as dúvidas, dê uma olhada na wiki oficial do Blender que conta com manuais de instrução detalhados.